- Computador lento sem motivo aparente
Você não costuma "abusar" na navegação de internet, tem antivírus instalado, ja fez várias varreduras de vírus e nada foi localizado, não costuma baixar arquivos que possam conterm algum tipo de vírus ou malware....
O que pode estar causando este problema ????
- A causa pode ser sua proteção e não vírus
Você pode desconfiar, mas sim, alguns bancos utilizam-se de um módulo de proteção chamado GBPlugin, produzido pela GAS Tecnologia, que interfere demais no funcionamento do sistema operacional.
O GBPlugin causa excesso de processamento no explorer.exe, que é responsável pelo funcionamento de sua área de trabalho e menu iniciar, entre outros recursos.
Este problema, muitas vezes, aparece e desaparece sem motivo algum para os que tem o módulo instalado, acredito que por atualizações dos módulos dos bancos.
Mas no resumo, apesar de necessários para segurança no acesso a sua conta bancária, o computador funciona bem melhor sem eles, já percebi em muitos casos que alguns erros que o Internet Explorer apresentava deixaram de acontecer depois da retirada do módulo.
Os bancos que utilizam este plugin são: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Itau, Sicredi, entre outros.
Você pode ainda pensar: Eu não utilizo nenhum destes bancos !!!
Basta que alguém tenha acessado uma única vez o home banking de um destes bancos no seu computador para que o módulo já esteja instalado, e consequentemente que os sintomas de lentidão apareçam.
- Como saber se este é o meu caso
Outro modo de verificar se o problema esta afetando seu computador é acessar o Gerenciador de Tarefas teclando simultaneamente Ctrl + Atl + Del ou clicando em Iniciar -> Executar, digite taskmgr e tecle enter. Na janela do Gerenciador de Tarefas do Windows, clique na aba processos, localize explorer.exe na coluna Nome da Imagem e veja se o mesmo fica com valor maior que zero durante a maior parte do tempo.
Caso tenha um processador de núcleo único provavelmente o explorer.exe estará usando 99% da sua CPU, caso tenha um processador de dois núcleos, provavelmente o explorer.exe estará usando 50% de processamento, e caso tenha um quad core usará 25% de sua CPU, ou seja, o explorer.exe usa a totalidade de poder de processamento de um núcleo do seu processador.
Em alguns casos o Gerenciador de Tarefas do Windows não reporta uso excessivo do explorer.exe mas mesmo assim o micro está muito lento.
- Solução provisória - reiniciar o explorer.exe,
No Gerenciador de Tarefas do Windows clique com o botão direito do mouse sobre explorer.exe e depois clique em finalizar processo, a barra iniciar e os ícones vão desaparecer, não se preocupe pois o explorer.exe que voce encerrou é responsável por estes itens. Agora, ainda na janela do gerenciador de tarefas do Windows clique em Arquivo -> Nova Tarefa / Executar, escreva explorer.exe e tecle Enter. Seus ícones e seu menu iniciar voltarão a aparecer, o processamento do explorer.exe deve chegar a 0% e seu computador ficará com desempenho normal. Em alguns casos, se você utilizar o Internet Explorer ou acessar o banco depois disso o explorer.exe pode voltar a usar muito processamento e seu micro voltará a ficar lento, caso isso ocorra repita este procedimento.
O reinicio do explorer.exe deve ser feito toda vez que seu computador for ligado ou reiniciado. A solução definitiva seria a remoção do módulo, o que não é um processo simples para um usuário comum.
- Solução definitiva para alguns casos - remover o GBPlugin
Caso o módulo seja removido, ou até mesmo que seu computador seja formatado, e você volte a acessar sua conta bancária, o módulo será reinstalado e o problema de lentidão voltará.
Já realizei vários testes, utilizei vários computadores com várias configurações diferentes, formatações diversas, e sempre após instalado o módulo, usando o Internet Explorer, o explorer.exe voltava a utilizar muito processamento causando novamente a lentidão do sistema.
Quanto à remoção definitiva, acredito que o modo mais prático e rápido seja realizar o boot por um sistema alternativo (CD / Pendrive) e excluir ou renomear a pasta GBPlugin. O módulo também tem arquivos em outras pastas e até um serviço em execução. Mais recentemente, tenho visto este módulo instalado em alguns computadores, onde até mesmo um driver de rede é instalado para certamente evitar interceptação na transferência dos dados.
Basta uma busca simples por GBPlugin no Google que você verá vários métodos e tutoriais.
- Solução definitiva para alguns casos - usar o Google Chrome ou Mozilla Firefox
Realizar o acesso aos bancos com os navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox pode ser a solução. Recomendo o Google Chrome que vem se tornando o mais popular dos navegadores e que os bancos tem lançado novos módulos com suporte a eles.
Depois do seu computador livre do módulo instalado pelo Internet Explorer, acesse seu banco com o Google Chrome e permita a instalação do módulo de proteção normalmente no Chrome ou no Firefox. Este módulo instalado nestes navegadores não causa lentidão e funciona muito melhor.
Infelizmente, alguns bancos ainda não disponibilizaram o módulo para o Chrome ou Firefox para algumas situações, como acesso a contas de pessoa jurídica ou para algumas funções específicas da conta bancária.
O Banco do Brasil e o Itau funcionam normalmente com o Google Chrome tanto paras contas de pessoa física como jurídica. Já Santander funciona com pessoa física mas não com pessoa jurídica; a Caixa Federal pode funcionar ou não, dependendo se houve ou não acesso anterior a conta pelo Internet Explorer.
Estas informações são baseadas na data da postagem deste artigo e podem ser alteradas conforme os bancos forem atualizando seus serviços e disponibilizando o módulo para os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox.
Eu mesmo recomendo a utilização do Google Chrome, não só para acesso a bancos mas para uso geral, pois é bem mais rápido que o Internet Explorer e que o Mozilla Firefox.
- Conclusões finais
Este problema é um desafio antigo, que levei muito tempo para identificar sua causa, e que até hoje pesquiso por uma solução eficaz e abrangente.
Tenho contato com as mais diversas configurações de computadores, com diferentes sistemas operacionais, e usuários que se utilizam de vários bancos. Em todos os casos de computadores com lentidão, verificados que estão livres de vírus e com o módulo instalado, após a remoção do módulo tudo volta ao normal. Os usuários ficam assustados com a diferença de rendimento, principalmente em micros com processadores de núcleo único onde o módulo praticamente trava o sistema.
Este não é um artigo conclusivo, dos que voce tem uma receita de bolo para resolver de uma vez o problema, até mesmo porque ainda pesquiso sobre isso. Tentei algumas vezes contato com o pessoal da GAS Tecnologia por email mas não obtive retorno, então se você tiver algo a relatar sobre isso, será bem vindo.
Espero ter ajudado de alguma forma.
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