Visual TecnologiaMeu Site na Web - Hospedagem Web

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Computador muito lento


  • Computador lento sem motivo aparente
Seu computador está muito lento ou travando ?
Você não costuma "abusar" na navegação de internet, tem antivírus instalado, ja fez várias varreduras de vírus e nada foi localizado, não costuma baixar arquivos que possam conterm algum tipo de vírus ou malware....
O que pode estar causando este problema ????


  • A causa pode ser sua proteção e não vírus
Pode parecer estranho, sem sentido, duvidoso, mas afirmo que toda esta lentidão pode ter origem no módulo de proteção do seu banco.

Você pode desconfiar, mas sim, alguns bancos utilizam-se de um módulo de proteção chamado GBPlugin, produzido pela GAS Tecnologia, que interfere demais no funcionamento do sistema operacional.
O GBPlugin causa excesso de processamento no explorer.exe, que é responsável pelo funcionamento de sua área de trabalho e menu iniciar, entre outros recursos.
Este problema, muitas vezes, aparece e desaparece sem motivo algum para os que tem o módulo instalado, acredito que por atualizações dos módulos dos bancos.

Mas no resumo, apesar de necessários para segurança no acesso a sua conta bancária, o computador funciona bem melhor sem eles, já percebi em muitos casos que alguns erros que o Internet Explorer apresentava deixaram de acontecer depois da retirada do módulo.

Os bancos que utilizam este plugin são: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Itau, Sicredi, entre outros.

Você pode ainda pensar:  Eu não utilizo nenhum destes bancos !!!

Basta que alguém tenha acessado uma única vez o home banking de um destes bancos no seu computador para que o módulo já esteja instalado, e consequentemente que os sintomas de lentidão apareçam.

  • Como saber se este é o meu caso
Para identificar se este módulo instalado no seu computador abra o ícone Meu Computador ou então o Windows Explorer, abra sua unidade C:, depois abra a pasta Arquivos de Programas, e caso encontre ai uma pasta chamada GBPlugin seu computador tem o módulo instalado.

Outro modo de verificar se o problema esta afetando seu computador é acessar o Gerenciador de Tarefas teclando simultaneamente Ctrl + Atl + Del ou clicando em Iniciar -> Executar, digite taskmgr e tecle enter.  Na janela do Gerenciador de Tarefas do Windows, clique na aba processos, localize explorer.exe na coluna Nome da Imagem e veja se o mesmo fica com valor maior que zero durante a maior parte do tempo.
Caso tenha um processador de núcleo único provavelmente o explorer.exe estará usando 99% da sua CPU, caso tenha um processador de dois núcleos, provavelmente o explorer.exe estará usando 50% de processamento, e caso tenha um quad core usará 25% de sua CPU, ou seja, o explorer.exe usa a totalidade de poder de processamento de um núcleo do seu processador.
Em alguns casos o Gerenciador de Tarefas do Windows não reporta uso excessivo do explorer.exe mas mesmo assim o micro está muito lento.


  • Solução provisória - reiniciar o explorer.exe,
Realizando os passos abaixo seu computador poderá voltar a funcionar com velocidade normal.

No Gerenciador de Tarefas do Windows clique com o botão direito do mouse sobre explorer.exe e depois clique em finalizar processo, a barra iniciar e os ícones vão desaparecer, não se preocupe pois o explorer.exe que voce encerrou é responsável por estes itens.  Agora, ainda na janela do gerenciador de tarefas do Windows clique em Arquivo -> Nova Tarefa / Executar, escreva explorer.exe e tecle Enter.  Seus ícones e seu menu iniciar voltarão a aparecer, o processamento do explorer.exe deve chegar a 0% e seu computador ficará com desempenho normal.  Em alguns casos, se você utilizar o Internet Explorer ou acessar o banco depois disso o explorer.exe pode voltar a usar muito processamento e seu micro voltará a ficar lento, caso isso ocorra repita este procedimento.

O reinicio do explorer.exe deve ser feito toda vez que seu computador for ligado ou reiniciado. A solução definitiva seria a remoção do módulo, o que não é um processo simples para um usuário comum.


  • Solução definitiva para alguns casos - remover o GBPlugin
Este módulo de proteção não possui opção de desinstalação.  São necessários alguns softwares e técnicas específicas para remove-lo. Tente você mesmo excluir a pasta GBPlugin que esta dentro de Arquivos de Programas.... não é possível, pois o módulo entra em funcionamento toda vez que o Windows é iniciado, tudo isso para dificultar ao máximo qualquer tentativa maliciosa de acessar seus dados bancários por algum software espião, por exemplo.

Caso o módulo seja removido, ou até mesmo que seu computador seja formatado, e você volte a acessar  sua conta bancária, o módulo será reinstalado e o problema de lentidão voltará.
Já realizei vários testes, utilizei vários computadores com várias configurações diferentes, formatações diversas, e sempre após instalado o módulo, usando o Internet Explorer, o explorer.exe voltava a utilizar muito processamento causando novamente a lentidão do sistema.

Quanto à remoção definitiva, acredito que o modo mais prático e rápido seja realizar o boot por um sistema alternativo (CD / Pendrive) e excluir ou renomear a pasta GBPlugin.  O módulo também tem arquivos em outras pastas e até um serviço em execução.   Mais recentemente, tenho visto este módulo instalado em alguns computadores, onde até mesmo um driver de rede é instalado para certamente evitar interceptação na transferência dos dados.
Basta uma busca simples por GBPlugin no Google que você verá vários métodos e tutoriais.


  • Solução definitiva para alguns casos - usar o Google Chrome ou Mozilla Firefox
Se você não acessa bancos que utilizam o GBPlugin a remoção resolverá seu problema. E se for necessário voltar a acessar estes bancos ?

Realizar o acesso aos bancos com os navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox pode ser a solução.  Recomendo o Google Chrome que vem se tornando o mais popular dos navegadores e que os bancos tem lançado novos módulos com suporte a eles.

Depois do seu computador livre do módulo instalado pelo Internet Explorer, acesse seu banco com o Google Chrome e permita a instalação do módulo de proteção normalmente no Chrome ou no Firefox.  Este módulo instalado nestes navegadores não causa lentidão e funciona muito melhor.
Infelizmente, alguns bancos ainda não disponibilizaram o módulo para o Chrome ou Firefox para algumas situações, como acesso a contas de pessoa jurídica ou para algumas funções específicas da conta bancária.
O Banco do Brasil e o Itau funcionam normalmente com o Google Chrome tanto paras contas de pessoa física como jurídica. Já Santander funciona com pessoa física mas não com pessoa jurídica; a Caixa Federal pode funcionar ou não, dependendo se houve ou não acesso anterior a conta pelo Internet Explorer.
Estas informações são baseadas na data da postagem deste artigo e podem ser alteradas conforme os bancos forem atualizando seus serviços e disponibilizando o módulo para os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox.

Eu mesmo recomendo a utilização do Google Chrome, não só para acesso a bancos mas para uso geral, pois é bem mais rápido que o Internet Explorer e que o Mozilla Firefox.


  • Conclusões finais

Este problema é um desafio antigo, que levei muito tempo para identificar sua causa, e que até hoje pesquiso por uma solução eficaz e abrangente.

Tenho contato com as mais diversas configurações de computadores, com diferentes sistemas operacionais, e usuários que se utilizam de vários bancos. Em todos os casos de computadores com lentidão, verificados que estão livres de vírus e com o módulo instalado, após a remoção do módulo tudo volta ao normal.  Os usuários ficam assustados com a diferença de rendimento, principalmente em micros com processadores de núcleo único onde o módulo praticamente trava o sistema.

Este não é um artigo conclusivo, dos que voce tem uma receita de bolo para resolver de uma vez o problema, até mesmo porque ainda pesquiso sobre isso.  Tentei algumas vezes contato com o pessoal da GAS Tecnologia por email mas não obtive retorno, então se você tiver algo a relatar sobre isso, será bem vindo.

Espero ter ajudado de alguma forma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário