Visual TecnologiaMeu Site na Web - Hospedagem Web

sábado, 25 de agosto de 2012

Cuidados com seu notebok

Os notebooks deixaram de ser equipamentos de luxo e hoje são muito utilizados no trabalho, em casa, e por serem portáteis, nos mais diversos locais e situações.

Com toda esta flexibilidade alguns cuidados devem ser tomados e alguma situações devem ser evitadas para garantir maior durabilidade e melhor funcionamento do seu notebook.

Vamos as dicas e explicações:

AQUECIMENTO

O aquecimento é a principal causa de defeitos em notebooks, por isso é muito importante observarmos os seguintes itens durante sua utilização:
Na parte inferior , traseira e lateral dos notebooks existem aberturas para passagem do ar.
São por estas aberturas que por ventilação forçada, o ar frio entra, refrigera os componentes e sai do interior no notebook.
Tanto as entradas, normalmente na parte inferior, como as saídas de ar, normalmente na parte traseira ou lateral, devem estar totalmente desobstruídas para garantir uma ventilação eficiente.


  • Evite utilizar o notebook sobre a cama, sofá, almofadas, cobertores, mesas cheias de papeis ou qualquer outra superfície que obstrua a passagem do ar.  Ao colocar o notebook no colo também tenha cuidado com este detalhe.
  • Superfícies de tecido também soltam pequenos fiapos que vão com o tempo se acumulando na saída do cooler do notebook e formam um bloco que impede a saída do ar quente, superaquecendo o equipamento. Evite tambem manusear alimentos enquanto utiliza seu notebook, pois resíduos tambem podem entrar nos dutos de ventilação.
  • Se for notado que seu notebook fica a maior parte do tempo com a ventoinha na rotação máxima, ou no caso de travamentos constantes ou desligamentos inesperados, leve-o imediatamente para manutenção antes que o aquecimento danifique a placa mãe do equipamento.
  • Considere a utilização de uma base, não necessariamente refrigerada, que eleve seu notebook na mesa para melhor ventilação, o que também será muito favorável para a ergonomia.

TELA

A tela é um componente muito sensível do notebok e pode quebrar com facilidade se não forem seguidos alguns cuidados básicos.
  • Evite toques bruscos na tela e pressão excessiva
  • Mantenha distancia de objetos pontiagudos e cortantes
  • Não utilize produtos como alcool, detergente, sabão ou limpadores multi-uso.
  • Para limpeza utilize um pano macio e no máximo pouco úmido.
  • Existem produtos específicos para limpeza de telas que não deixam marcas e secam rápido.
  • A limpeza da tela deve ser feita com o equipamento desligado e frio
  • Para telas sensíveis ao toque a gordura e poeira podem dificultar o funcionamento, sendo assim evite o toque com as mãos sujas.
  • Ao fechar ou abrir a tela segure pelas duas laterais por igual e não por uma delas somente para evitar que a tela sofra torção, o que pode danificar a tela, as dobradiças ou os componentes localizados atras dela.
  • Evite colocar peso sobre seu notebook pois a tela e componentes podem ser afetados pela pressão e peso.

TECLADO E TOUCHPAD

  • Evite líquidos próximos ao seu notebook, eles podem derramar no teclado e danificá-lo.
  • Evite manusear alimentos, pois resíduos vão se acumular entre e em baixo das teclas e podem causar problemas com o teclado.
  • Mantenha seus animais de estimação e crianças pequenas afastados do notebook, muitos casos de teclas arrancadas, quebradas e perdidas já chegaram ao nosso conhecimento.
  • Não utilize o teclado do notebook para jogos, a vida útil dele será reduzida e o custo da substituição de um teclado de notebook é muito maior que o custo de um teclado comum.
  • Evite utilizar o notebook com as mãos sujas ou engorduradas, isto vai deixar piorar muito a aparência do seu teclado e a sensibilidade do touchpad.

FONTE DE ALIMENTAÇÃO

  • Cuide bem dos fios da fonte de alimentação, evite dobra-los ou esticá-los demais pois podem romper. 
  • Mantenha animais longe dos fios, muitos casos de mordidas de fios com rompimento também nos foram reportados 
  • Muito cuidado ao conectar e desconectar o plug de energia no notebook, evite torcer o conector e coloque ou retire sempre em linha reta para evitar que o pino central do conector quebre. Evite também usar em posição onde o pino de energia fique forçado por contato com alguma superfície. Tanto o conector da fonte como principalmente o conector interno do notebook são muito sensíveis e podem quebrar com relativa facilidade.
  • Procure utilizar sempre a fonte original do notebook. Caso utilize fontes universais preste muita atenção sempre que for conectar a fonte ao notebook se a voltagem selecionada na fonte é a correta para o seu notebook. As fontes universais podem deslizar o seletor de voltagem quando são guardadas e no caso de voltagem maior que a correta seu notebook e fonte podem queimar. Para fontes universais certifique-se também que o pino correspondente não fique nem frouxo nem muito apertado, ele deve se conectar com a mesma facilidade da fonte original.

BATERIA

A bateria é certamente um dos ítens que mais preocupa o usuário de notebook. Mesmo as mais modernas que utilizam os componentes mais recentes podem não durar muito tempo se não for dado e elas o cuidado necessário.
Para que sua bateria dure o maior tempo possível siga as seguintes dicas:
  • Evite deixar seu notebook em locais muito quentes, interior de carro fechado no sol por exemplo, pois a temperatura excessiva é prejudicial aos componentes da bateria.
  • Sempre que iniciar um processo de carregamento, seja ele com o notebook ligado ou desligado, evite ao máximo interromper antes que a bateria esteja totalmente carregada.
  • Ao utilizar o notebook com a bateria somente inicie o carregamento quando a bateria atingir o nível mínimo, evite ao máximo começar um carregamento quando ainda houver carga na bateria. 
  • Se possível utilize seu notebook sem a bateria, desconecte-a e utilize somente com a fonte de alimentação, principalmente se voce utiliza seu notebook sempre no mesmo local. Se seguir esta regra faça um ciclo de descarga completa e recarga completa da bateria pelo menos a cada 15 dias. Esta é a recomendação que vai manter sua bateria por mais tempo funcionando, pois voce estará utilizando ao mínimo. 

CUIDADOS GERAIS

  • Transporte seu notebook com muito cuidado, evite quedas e impactos pois eles podem danificar o disco rígido, a tela e a própria carcaça do notebook.
  • Tome cuidado ao conectar dispositivos USB, verifique se os mesmos não consomem muita energia como coolers, carregadores, lampadas, entre outros. A sobrecarga no consumo USB pode queimar as portas USB ou causar superaquecimento interno. A carga de dispositivos USB com o notebook fora da tomada também sobrecarrega a bateria do notebook. 
  • Cuide bem dos programas do seu notebook, evite programas desnecessários e de origem ou função duvidosa para que o nível de processamento não seja afetados por tais programas, o que pode também causar excessivo consumo de bateria e aquecimento acima do normal. 
  • Considere a utilização de um um suporte inclinado, teclado e mouse externos e um hub usb. Estes acessórios vão proporcionar uma melhor ergonomia no uso e um melhor rendimento do seu trabalho. 
Peças e componentes de notebook são mais difíceis de encontrar e mais caras que componentes de computadores desktop, por isso cuide bem do seu equipamento e evite gastos desnecessários.

Seguindo estas dicas seu notebook certamente terá uma vida mais longa e você vai evitar gastos com manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário