Visual TecnologiaMeu Site na Web - Hospedagem Web

domingo, 12 de agosto de 2012

Outlook Express, um costume que gera problemas.

Sempre que utilizamos um software, produto ou serviço com frequência criamos um vínculo difícil de se mudar pelo costume, praticidade e rapidez na forma como o utilizamos.

Tenho certeza que muitos utilizam o software Outlook Express para envio e recebimento de emails há muito tempo e alguns estão muito felizes com ele enquanto outros tem grandes dores de cabeça.

Nas versões do Windows Vista e Windows 7 já não é possível a utlilização do Outlook Express, mas como no ambiente corporativo ainda predomina o Windows XP, muitos ainda o utilizam.

O Outlook Express é um software muito antigo que só pode ser instalado até o Windows XP e que carrega limitações que vem desde o início do seu desenvolvimento como não conseguir manipular arquivos maiores que 2Gb, herança do antigo padrão de tabela de arquivos FAT32.

Dentre alguns problemas do Outlook Express podemos citar a dificuldade de manutenção dos arquivos das pastas de mensagens, não liberando espaço imediato ao se excluir as mensagens, sendo que o espaço só é liberado quando se utiliza o processo de compactação de pastas manualmente ou através do famoso aviso perguntando se voce deseja fazer a compactação algumas vezes ao se encerrar o programa.  É apropriado dizer que por várias vezes já tivemos clientes com problemas causados por este processo de compactação e também que muitas vezes este processo não se completa.

Outro comum problema é a corrupção do indice de mensagens ou mesmo do arquivo que armazena as mensagens, que faz com que você perca mensagens a partir de uma data.   Este problema pode ser causado por um travamento do sistema ou queda de energia por exemplo enquanto você estava com o Outlook Express aberto.

Para quem usa o software há muito tempo, para quem armazena muitas mensagens e principalmente para quem tem um fluxo muito grande de mensagens com anexos grandes (fotos ou vídeos por exemplo) os problemas são muito frequentes, visto que se uma pasta de mensagens atingir 2Gb não será mais possível adicionar mensagens nesta pasta.

Exemplificando este problema, se voce envia muitas mensagens e sua pasta Itens Enviados atingir este limite, voce receberá mensagens de erro toda vez que tentar enviar mais mensagens ou então se sua pasta Caixa de Entrada atingir o limite de 2Gb não será mais possível receber mensagens e mensagens de erro tambem serão notadas.

Para quem quer se atualizar as principais opções são o Windows Live Mail, o Microsoft Outlook que acompanha o pacote Microsoft Office ou o Mozilla Thunderbird.  Todos estes softwares importam as configurações e mensagens do Outlook Express sem problemas e ainda contam com recursos adicionais como pasta de lixo eletronico.

Para quem não gosta de mudanças segue abaixo algumas dicas para continuar usando o Outlook Express minimizando a chance de problemas:

Se voce precisa guardar as mensagens por muito tempo, crie pastas de arquivo de mensagens por data, remetente ou outro critério de separação e mova as mensagens para estas pastas de modo que todas mensagens não fiquem concentradas em uma única pasta, assim ficará mais difícil, mas ainda assim não impossível, uma destas pastas atingir o limite de 2 GB.

Mesmo com as chances de falha no processo de compactação das pastas, recomendamos que voce execute este processo quando o sistema solicitar, pois somente este processo diminui o tamanho dos arquivos de armazenamento das pastas de mensagens.

Considere a troca por um software mais atualizado, afinal, um dia voce terá que atualizar, e quanto antes o fizer, mais cedo vai se familiarizar com o novo software.

Artigo da Visual Tecnologia em Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário